Como evitar lesões no Beach Tennis

Sobre o esporte

O Beach Tennis foi criado na década de 80 na Itália, é um esporte que mistura o tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, porém apresentando regras próprias. Somente em 2008 foi trazido ao Brasil, onde facilmente se espalhou por milhares de cidades, caindo no gosto do brasileiro, sendo um dos esportes que mais cresceram durante a pandemia de covid-19. O sucesso do esporte se deve muito a facilidade em aprender a jogar, além de ser muito divertido. É uma ótima opção de esporte ao ar livre, e para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.

Por ser um esporte relativamente novo, são poucos os estudos relacionados a este tema, porém é sabido que as lesões crônicas da modalidade tendem a acometer mais os membros superiores (ombro, cotovelo e punho) e as lesões agudas geralmente acometem os membros inferiores (quadril, joelhos e tornozelos).

Sobre as lesões

As lesões são mais frequentes nos membros superiores, especialmente nos ombros e cotovelos, sendo as tendinites e as lesões por sobrecarga as mais encontradas. Dentre elas podemos citar a epicondilite lateral no cotovelo (conhecida como cotovelo do tenista – leia mais), relacionada inicialmente a processo inflamatório por sobrecarga de atividade, podendo evoluir para quadro de dor crônica de difícil tratamento devido ao processo degenerativo nos tendões. Os pacientes com epicondilite lateral apresentam dor na região lateral do cotovelo, principalmente durante atividades de esforço para estender o punho.

As tendinites do ombro talvez sejam as lesões mais frequentes relacionadas ao beach tennis, chamamos a atenção para a tendinopatia do manguito rotador (conjunto de quatro músculos na região do ombro – leia mais) e do músculo bíceps. Os sintomas mais comuns apresentados são a dor no ombro e dificuldade para elevar o braço. As lesões no punho são raras, e as tendinites por sobrecarga são a principal causa de dor nessa região.

O tratamento das tendinopatias pode ser orientado por um ortopedista, porém consiste basicamente em proporcionar descanso aos tendões com repouso, associado a fisioterapia, adequação da técnica esportiva e se necessário uso de medicamentos.

Já as lesões nos membros inferiores estão relacionadas a eventos agudos e traumáticos, como as torções, contusões musculares e até mesmo fraturas. Geralmente as lesões são ocasionadas pela irregularidade do terreno, onde a areia aumenta o risco de entorses, além de exigir força muscular intensa para o deslocamento. Não podemos esquecer também das lombalgias, dor lombar devido ao esforço físico exigido pelo esporte, queixa também bastante comuns dos atletas de beach tennis.

Algumas dicas para evitar lesões no Beach Tennis:

Fazer aquecimento adequado é muito importante para toda prática esportiva, e não é diferente no Beach Tennis. Pelo menos 10 minutos de exercícios que simulem os gestos do esporte, porém com menor intensidade, incluindo trabalho aeróbico, são essenciais antes do início dos jogos e treinos. Os estudos não relatam benefícios com alongamentos momentos antes da atividade esportiva.

Uso de equipamentos adequados e de boa qualidade, uma vez que raquetes muito pesadas ou inadequadas para iniciantes, podem causar sobrecarga muscular, propiciando ao maior risco de lesões.

Técnica adequada na batida da bola. Uma das principais causas de lesões é a execução errada dos movimentos, nesse momento um bom professor é indispensável para quem está começando no esporte ou sofrendo com lesões, sendo assim possível corrigir vícios de movimentos e atitudes que ofereçam riscos de lesão.

– O condicionamento físico aliado a treinamento de fortalecimento e alongamento muscular proporciona maior resistência e equilíbrio das articulações e das estruturas musculares e tendíneas, diminuindo a incidência de lesões. Um profissional de educação física poderá ajudar os atletas nesse condicionamento, não esquecendo do trabalho aeróbico com melhora da capacidade cardiopulmonar. 

– Por último e não menos importante, se mesmo com todas as atitudes preventivas o praticante de beach tennis ainda sofre com lesões e dores crônicas, o melhor caminho é procurar auxílio com um médico ortopedista especialista, que com certeza poderá auxiliar no tratamento e recomendações para que possa retornar ao esporte o mais breve possível

Como mensagem final, a prevenção é a melhor maneira de lidar com as lesões. Para aqueles iniciantes e também aqueles já acostumados com o esporte, porém que vem sofrendo com lesões, o primeiro passo é procurar orientação de um educador físico. Um bom professor poderá auxiliar na melhora dos gestos esportivos e no condicionamento físico, etapas essenciais na prevenção de lesões.

Caso sinta dor ou desconforto, procure um ortopedista especialista, ele poderá orientar seu tratamento e conduzi-lo ao retorno do esporte.

Share on facebook
COMPARTILHE
Share on twitter
TWEET
Share on whatsapp
WHATSAPP
Share on telegram
TELEGRAM
Share on email
EMAIL