Pós-Operatório - Fase 1

Imobilização e Repouso

Imobilização

Do 1º até 15º dia contados da realização da cirurgia

O período inicial de pós-operatório, ou após lesões traumáticas, requer alguns cuidados, a finalidade dessa fase é a proteção do ombro durante o processo de cicatrização, assim como diminuir a dor.

Nesse momento, o uso da tipoia de maneira correta é essencial para evitar movimentos inadequados. A imobilização deve ser mantida durante todo o dia, sendo retirada apenas para o banho e alguns movimentos de mão, punho e cotovelo, que serão apresentados nos vídeos demonstrativos abaixo.

O uso da imobilização é um desafio, já que é antinatural e levemente desconfortável. O manuseio da tipóia pode ser confuso, e a melhor maneira de realizá-lo é apoiando levemente o braço sobre almofadas firmes durante sua colocação, retirada e amarração, sendo muitas vezes necessária alguma ajuda de acompanhantes.

O banho pode e deve ser realizado seguramente sem o uso da tipóia, apenas deixando o braço ao seu lado, firme e imobilizado.

Não é recomendável esfregar a ferida operatória durante o banho ou ao secar a pele. O melhor é deixar a água correr suavemente sobre a incisão e secar levemente após o banho. Lembre-se das recomendações do seu médico no momento da alta.

Para dormir o imobilizador de ombro fornece proteção e deve ser usado.

Ao alimentar-se, faça-o com pequenos movimentos de punho e mão que são permitidos.

Lembre-se, o uso de um imobilizador ou tipóia é a garantia de uma boa recuperação!

Movimento de punho, mão e cotovelo

Reproduzir vídeo

Utilização da Tipóia

Reproduzir vídeo