Pré-Operatório

Cuidados e orientações

Pré-Operatório

Cuidados e orientações pré-operatórias

A participação ativa dos pacientes e seus familiares é fundamental para garantir uma cirurgia segura. Aqui daremos importantes orientações que você deverá seguir, quando for submetido a algum tratamento cirúrgico com internação hospitalar.

Todo ato cirúrgico deve ser precedido de um protocolo de avaliações pré-operatórias, minimizando riscos inerentes aos procedimentos. Dessa forma, exames de sangue, radiografia de tórax, eletrocardiograma, e outros possíveis exames que seu médico julgue necessário, serão o ponto de partida para seu tratamento.

Avaliação cardiológica pré-operatória deve ser realizada, principalmente para pacientes acima de 40 anos.

Dias antes da cirurgia, todos os exames, juntamente com a avaliação cardiológica, devem ser avaliados pela equipe de anestesia do hospital que será realizado o procedimento.

Como Proceder

Tudo o que você precisa saber antes da sua cirúrgia.

O paciente deverá encaminhar a guia de cirurgia (que foi entregue durante a consulta) no hospital onde será realizada a cirurgia. O setor de autorizações, do hospital escolhido, será responsável pela autorização do procedimento junto ao convênio.

IMPORTANTE: Deverão estar autorizados pelo convênio todos os procedimentos e materiais cirúrgicos, incluindo implantes, solicitados em guia.

Com todos os exames em dia, a avaliação cardiológica realizada e a guia do convênio liberada, você deve entrar em contato com a clínica para agendarmos sua cirurgia.

Nesse momento iremos apresentar datas, horários e encaminharemos para sua consulta com a equipe de anestesia.

Lembre que alguns medicamentos podem dificultar o procedimento cirúrgico, os mais comuns são os medicamentos que interferem com a coagulação do sangue, muito utilizados para tratamento cardiológicos. Caso você faça uso de medicamentos como AAS (Ácido Acetil Salicílico), Marevan, Heparina e até mesmo Ginko-Biloba e medicamentos para emagrecer, comunique seu médico e também seu cardiologista, para que os medicamentos possam ser temporariamente suspensos ou substituídos sem risco a sua saúde, e não interferindo com o bom andamento da sua cirurgia.

O fumo também prejudica o processo de cicatrização, por isso, não fume nos 15 dias que antecedem sua cirurgia, assim como nos 15 dias após o procedimento também. Essa pode ser uma ótima oportunidade para abandonar o cigarro.

No dia anterior a cirurgia não tome bebidas alcoólicas e não pratique atividades físicas em excesso.

Nos dias que antecedem sua cirurgia, se estiver apresentando algum sintoma de resfriado, gripe, conjuntivite, herpes, infecção urinária ou outras infecções, comunique seu médico.

Prepare uma pequena mala com objetos de uso pessoal e não leve jóias ou objetos de valor. Roupas confortáveis e fáceis de serem vestidas, e que não necessitem passar pela cabeça, facilitam os cuidados pós-operatórios, e evitam movimentos desnecessários que possam causar dor.

Recomendamos alimentação leve e não ingerir bebidas alcoólicas na noite anterior a cirurgia.

Tome banho normalmente, mas não use cremes, loções ou qualquer outro medicamento tópico.

Observar jejum total de 8 horas antes da cirurgia, incluindo sucos, refrigerantes, cafezinho e balas.

Faça uma lista com todos os medicamentos de uso frequente e leve para o hospital, isso irá auxiliar nos cuidados da equipe médica.

Antes de seguir ao hospital tome um bom banho, de preferência com shampoo de clorexidina degermante (encontrado em farmácias), aplicando e esfregando o produto por todo o corpo, do pescoço para baixo. Use toalhas e roupas limpas.

Procure chegar com antecedência para a internação (04 horas antes da cirurgia), evite correrias e atrasos que possam causar ansiedade.

Não esqueça de levar todos os seus exames e documentos, incluindo exames de imagem (ressonância, Rx, tomografia), exames de sangue e cardiológico.

O jejum para a cirurgia deve ser respeitado, sendo jejum total de 08 horas para alimentos e líquidos (incluindo água). Por exemplo, se sua cirurgia está agendada para as 14 horas, deverá ficar em jejum a partir das 06 horas da manhã.

Tome somente medicamentos prescritos pela equipe médica.

Não use cremes ou maquiagem e deixe pelo menos uma unha sem esmalte ou base.

Não depile o local da cirurgia, se necessário, será realizado no hospital.

Retire adornos (brincos, colares, pulseiras, etc.) e peças íntimas (calcinha, soutien, cueca, etc.) na hora de se preparar para ir ao centro cirúrgico. Você receberá um “robe” próprio para a cirurgia.

Sala de recuperação pós-anestésica

Dependendo do tamanho da cirurgia, talvez seja necessário passar algumas horas na Sala de Recuperação Pós-Anestésica ou até mesmo na Unidade de Terapia Intensiva. Nestes setores você estará recebendo todos os cuidados necessários para o seu restabelecimento.

Ao ser encaminhado para o quarto do hospital, é normal que você ainda sinta dores e sonolência.
Dependendo da anestesia realizada, poderá ficar com o braço operado dormente e formigando, e também parcialmente ou totalmente paralisado por um período de até 24 horas, devido a anestesia de bloqueio neurológico. Medicamentos o ajudarão a tolerar melhor a dor.
Em caso de dúvida, a equipe de enfermagem está treinada para auxiliá-lo, e se necessário seu médico será comunicado.