Lesão do Manguito Rotador

O que é o Manguito Rotador?

O manguito rotador é um conjunto de quatro músculos, com origem na escápula e a inserção dos seus tendões na cabeça do úmero (região mais proximal do braço na articulação do ombro). Esse grupo muscular tem função de executar movimentos rotacionais e de elevação do ombro, além de importante contribuição na estabilização desta articulação.

A lesão

A origem degenerativa das lesões do manguito está muito associada ao processo de envelhecimento dos tendões, fatores de estresse repetitivo decorrente de atividades diárias e trabalhistas, fatores genéticos e em alguns casos associados a traumas.

A dor no ombro está entre as queixas mais frequentes do aparelho musculoesquelético, juntamente com problemas nas regiões da coluna lombar e cervical. A ruptura dos tendões do manguito rotador pode provocar dor além de perda da função do ombro em diferentes intensidades.

As alterações do manguito rotador podem ser evolutivas, quadros de tendinites de repetição são o primeiro estágio da doença acometendo principalmente adultos jovens, podendo evoluir para lesões parciais ou totais de um ou mais tendões em paciente com mais idade.

Sintomas

De modo geral, os pacientes apresentam dor na região lateral do braço ou dentro do ombro, mais comum durante movimentos de elevação do braço. Frequentemente se queixam de dor noturna que prejudicam o sono e consequentemente sua qualidade de vida.

Diminuição de força, dor aos esforços e algum grau de limitação dos movimentos também é relatado. Alguns pacientes podem apresentar dificuldades para hábitos diários como pegar uma carteira no bolso de trás da calça, ou fechar um sutiã na região das costas.

Diagnóstico

Uma avaliação ortopédica é fundamental no diagnóstico, a suspeita clínica pode ser feita com uma história detalhada e exame físico criterioso. Pacientes com suspeita de lesão do manguito rotador que não apresentaram melhora com tratamentos anteriores devem ser submetidos a exames de imagem para confirmar o diagnóstico e avaliação da gravidade do quadro.

Radiografias (Raio-X) são úteis para avaliar deformidades ósseas, diagnósticos diferenciais e sinais indiretos de lesão. O ultrassom e a ressonância magnética podem avaliar adequadamente os tendões do manguito rotador assim como possíveis lesões associadas.

Tratamento

A partir do diagnóstico da lesão, nas fases iniciais indica-se um tratamento clínico a partir do uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios para atenuar os sintomas de dor. Outra recomendação importante é a alteração de hábitos de vida, evitando atividades com movimentos repetitivos e esforço que possam provocar dor e até mesmo o agravamento das lesões.

Fisioterapia, reforço muscular e eventuais infiltrações também podem ser recomendadas de acordo com a avaliação médica.

Nos casos em que o tratamento clínico não proporciona o resultado esperado, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. O tratamento artroscópico, cirurgia minimamente invasiva, é uma boa alternativa quando bem indicada, proporcionando análise detalhada das doenças do ombro com uso de microcâmera, possibilitando o reparo das lesões.

Um ortopedista especialista em cirurgias de ombro e cotovelo certamente poderá auxiliar da condução de cada caso.

Share on facebook
COMPARTILHE
Share on twitter
TWEET
Share on whatsapp
WHATSAPP
Share on telegram
TELEGRAM
Share on email
EMAIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.